terça-feira, 30 de março de 2010

Triste fim de Policarpo Quaresma

Quando o livro a ser estudado pela turma é Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, percebo que meus alunos apresentam dificuldade para compreensão dessa obra. Vejo isso com naturalidade, pois apesar desse livro fazer parte do Pré-Modernismo, período que os escritores lutavam por uma linguagem escrita mais próxima da linguagem oral, ainda estamos muito distantes de certas construções de frases muito usadas naquela época. O vocabulário, também pouco comum aos nossos dias, algumas vezes deixa lacunas difíceis de serem ignoradas. Pensando nisso e em como o estudante de hoje gosta de ficar horas à frente do computador é que encontrei esse caminho para envolver e provocar no aluno um gosto pela leitura de forma diferente da tradicional. O vídeo não substitui a leitura, porém a torna mais fácil.

Link para baixar o vídeo: http://www.4shared.com/video/T7cIvGsq/PolicarpoQuaresma.html?

12 comentários:

  1. O vídeo é ótimo, gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Esse video é ótimo, conceteza vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ana cleidee muitoo baoom ;D !

    ResponderExcluir
  4. Ana Cleide você è um exemplo de professora, peço perdâo as demais pessoas, mas a considero uma excelente profissional; sem contar que tem um coraçâo de ouro. Gosto-lhe muito. Parabéns.Tua FÃ lÚBIA.

    ResponderExcluir
  5. ahhh qm ja foi aluna da prof. ana cleide sabe da sua dedicação...
    Pois é, eu tbm estudei esse livro com a mesma, e pode ter certeza ate hoje lembro, claro q ñ de tudo mas do essencial para entender essa grande história...
    ... sou sua fã
    ...e me recordo de todos os conselhos que deu a minha turma na época... te adoro xeru

    ResponderExcluir
  6. adorei o seu bloc, é uma boa oportunidade para quem esta em busca de conhecimentos em diversas áreas como eu!!! parabéns.... gosto muito de você, beijossssss...

    ResponderExcluir
  7. nossa achei muito bacana esse vídeo, me ajudou muito na compreensao do livro. na primeira vez que vi o video nao gostei muito mas depois percebi o quanto me ajudou a entender a algumas coisas que ainda estavam incertas. foi legal demais

    ResponderExcluir
  8. muito legal esse video gostei muito prof. ajudou sim ;D

    ResponderExcluir
  9. Amei o video. Muito bem explicado, irá nos ajudar muito.. (;

    ResponderExcluir
  10. Ana Cleide te amo!

    Ass: Felipe e Breno do 3ºE manhã

    #TiaCleide

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Me ajudou muito.obrigada!💕

    ResponderExcluir